sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seca pode prejudicar saúde dos olhos

Quem usa lente de contato deve tomar cuidado com o ressacamento dos olhos. Foto: Tony Savino/Corbis
No inverno o tempo em quase todo o país começa a ficar seco, o que requer maiores cuidados com a saúde. Os olhos, por exemplo, sofrem bastante com a baixa umidade do ar. Eles ficam ressecados e aparecem coceiras, ardências e sensação de areia nos olhos. Isso ocorre porque a evaporação da lágrima se dá mais rapidamente na seca, ela tem componentes fundamentais para a manutenção da saúde do globo ocular. O recomendável ao perceber esses sintomas é consultar um médico para avaliar o problema e recomendar o tratamento correto.
Segundo o oftalmologista do Hospital Federal do Andaraí no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Júlio Sousa, o ressecamento dos olhos pode piorar em contato com vento, sol e ambiente com ar refrigerado. Para evitar que isso ocorra o ideal é umidificar a região dos olhos com uma compressa água filtrada, na temperatura da água usada para beber. “O soro fisiológico pode ser usado eventualmente. O colírio lubrificante, apenas com orientação médica”, explica Júlio. O oftalmologista ressalta que ao usar um colírio errado a pessoa pode prejudicar a superfície ocular. “O paciente pode machucar as camadas do olho provocando mais sensação de desconforto que futuramente pode levar a outros problemas”.
Lentes de contato - Quem usa lentes de contato precisa de cuidados ainda maiores para manter a saúde dos olhos. É o caso do professor Reinaldo Torres. Na época da seca, ele tem dificuldades para usar a lente de contato. ”A lente adere com maior facilidade ao olho e tenho que lubrificar sempre”.
O oftalmologista do Grupo Hospitalar Conceição, Otávio Magalhães, indica, a quem usa lentes de contato, que consulte imediatamente um médico para investigar se o problema está sendo causado pelo clima ou pela própria lente. Ele lembra que jamais se deve dormir com as lentes, pois pode provocar infecção ocular e úlceras de córnea.
O especialista dá dicas de como cuidar das lentes de contato: ”O ideal é o uso da solução multiuso. São essas soluções que a gente encontra nas farmácias que são adequados para o armazenamento e para limpeza da lente”, explica Otávio.
SUS – O acompanhamento oftalmológico tem crescido no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde. Só entre 2008 e 2012 foram realizados, pelo SUS,  16,2 milhões de procedimentos oftalmológico, como diagnoses, tratamentos e procedimentos cirúrgicos, em todas as faixas etárias.
Fonte: Camilla Terra e Fernanda Beirão / Blog da Saúde

tags: derrame no olho, dor no olho, olho vermelho, cirurgia no olho, herpes no olho, coceira no olho, anatomia olho, olho lacrimejando, sangue no olho, olho verde, olho sharingan, alergia no olho, mancha no olho, tatuagem no olho, olho inchado, olho ardendo, olho chorando, olho irritado, ulcera no olho, olho vivo, olho seco, olho seco sintomas, olho seco tratamento, olho seco banda, olho seco discografia, sindrome olho seco, tratamento olho seco, olho seco causas, olho nu, cancer no olho, olho embaçado, olho lacrimejando muito, olho inflamado, manchas no olho, cisto no olho, olho com lagrimas, olho azul, pressao no olho, olho amarelado, olho doendo, olho cinza, olho remelando, olho preto, carne no olho, problemas no olho, tumor no olho, tatuagens no olho, espinha no olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário