quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Entenda a autodoação de sangue


Procedimento de doação autóloga pré-operatória requer a autorização médica. Foto: Elza Fiúza/ABr
Você sabia que há maneiras de utilizar o seu próprio sangue em procedimentos cirúrgicos programados? São as chamadas doações autólogas ou autodoações.
Elas podem ocorrer em situações em que serão realizadas cirurgias eletivas, ou seja, procedimentos cirúrgicos que podem ser agendados. Se forem preenchidos critérios de boa saúde, há possibilidade de coletar mais de uma bolsa de sangue prévias ao procedimento.
Assim a pessoa que irá realizar a cirurgia terá o próprio sangue transfundido durante a operação, não havendo necessidade de outros doadores de sangue. Com isso não ocorre o risco de uma eventual transmissão de doenças infecciosas. A liberação das bolsas de sangue somente é feita para o respectivo doador e hospital onde será realizada a cirurgia.
Exemplos de cirurgias que podem utilizar este recurso são as relacionadas à ortopedia, como colocação de próteses e também cirurgias de próstata e cirurgias plásticas com previsão de sangramento.
No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) desde a semana passada a doação autóloga é possível. Com a inauguração do Hemointo, unidade própria de coleta e transfusão de sangue, esse tipo de doação poderá ser feita por pacientes de bom estado clínico que precisem fazer artroplastias primárias – para a colocação de próteses de joelho e de quadril -, procedimentos de maior volume e necessidade de sangue no hospital.
O procedimento de doação autóloga pré-operatória requer a autorização médica. É necessária uma solicitação por escrito do cirurgião do paciente, definindo qual a quantidade de sangue necessário, o tipo e data do procedimento cirúrgico.
Com esse tipo de doação sanguínea podem ser obtidos concentrados de hemácias e plasma fresco. O volume coletado por unidade é de aproximadamente 450 ml, e todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.
Se você fará uma cirurgia eletiva, converse com seu médico sobre a possibilidade de uma autotransfusão e esclareça suas dúvidas.
Fonte: Fernanda Beirão / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário