quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Por que o câncer de pulmão cresce até em quem não fuma?



Que o cigarro é o principal fator de risco para o câncer de pulmão até mesmo entre os fumantes passivos ninguém discute. Só que ele está longe de ser o único. ¿Quem respira um ar impregnado de partículas de amianto -- um mineral encontrado no solo e com larga utilização industrial -- corre risco de desenvolver a doença¿, afirma o pneumologista Riad Younes, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Tumores malignos costumam dar as caras após 15 anos de exposição aos agentes cancerígenos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, até 1980 a extração do amianto era feita por via seca, o que favorecia a propagação de fibras. De lá para cá, o processo passou a ser realizado com jatos de água, o que contribui para a redução do número de corpúsculos em suspensão.
Mesmo assim, a situação continua grave. Cerca de 25 mil trabalhadores ainda estão expostos a essa substância, que é empregada na fabricação de telhas, tubulações, produtos têxteis, papéis, papelões etc.
fonte Revista abril

tags:pulmão, cancêr de pulmão, câncer pulmão, sintomas cancer pulmao, câncer pulmão sintomas, sintomas de câncer de pulmão, tratamento do cancer, doença cancer, cancer pulmão cura, cura cancer pulmao, quais os sintomas de cancer no pulmão, quais são os sintomas de cancer no pulmão, sintoma de cancer no pulmão, câncer tem cura, cancer pulmao metastase, causas do câncer, tratamentos para o cancer, câncer de pulmão sintomas, estadiamento cancer pulmao, tratamento para cancer de pulmão, cancer pulmão sobrevida, câncer do pulmão, doenças do pulmão, anatomia do pulmao, cancro do pulmão, tomografia do pulmao, medico do pulmao, funcao do pulmao, fotos do pulmao, pleura do pulmão, pulmao do mundo, fisiologia do pulmao, cirurgia do pulmão, doenca do pulmao, clinica do pulmao, funções do pulmão, foto do pulmão, pulmão do fumante, fotos do pulmão humano, partes do pulmao, imagem do pulmao, doenças pulmonares, doença pulmonar, doenças pulmonar, doenças pulmonares sintomas, principais doenças pulmonares, sintomas de doença pulmonar, sintomas doenças pulmonares, tumor no pulmão, tumor no pulmão sintomas, tumores no pulmão, tumor no pulmão tem cura, sintomas de tumor no pulmão, cancer nos pulmões, doenças nos pulmoes, doença nos pulmoes, sintomas de cancer nos pulmões, tumor nos pulmões, cancro nos pulmões, cancro nos pulmões sintomas, sintomas de cancro nos pulmões, pulmão, o sistema respiratório, oque é respiraçao, tratamento de tumor

Nenhum comentário:

Postar um comentário