quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os bichos que moram na gente

Bactérias que prestam serviço ao nosso organismo não habitam apenas o intestino. Elas também estão em outros cantos do corpo e são aliadas da saúde humana. Entenda por quê

Boca
Milhões de bactérias vêem na cavidade bucal um paraíso. Ora, esse é um ambiente perfeito para que elas se reproduzam e constituam suas colônias a começar pelo fato de que alimento é o que não falta por ali. Esses microorganismos compõem a chamada placa bacteriana, ou biofilme, o nome dado pelos dentistas. Quando aescova, a pasta e o fio dental estão presentes no dia-a-dia, é possível controlar esse amontoado de bichinhos e restos de comida. Dessa forma, prevalecem as espécies benéficas, que ajudam a manter a saúde bucal afastando também os tipinhos nocivos. 

Quando a higiene é inadequada, o biofilme se torna mais espesso, reduzindo a concentração de oxigênio disponível, explica a periodontista Elaine Escobar, professora das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. Isso faz o cenário ficar propício ao domínio de micróbios patogênicos, ou seja, aqueles que provocam doenças. Em dois dias de acúmulo desse biofilme, multiplicam-se as bactérias por trás da cárie. Já em sete dias, nota-se a proliferação das responsáveis por gengivites e periodontites, conta Elaine. 

Não é nada difícil preservar a flora e impedir que os bichos maléficos virem uma grande ameaça. O uso da escova, da pasta e do fio dental já é suficiente, garante a especialista. Talvez você se pergunte: os antissépticos bucais são capazes de detonar tanto os microorganismos benfeitores quanto os perigosos? Isso pode acontecer se esses produtos banharem a boca indiscriminadamente. Eles não devem ser utilizados todos os dias, aconselha Elaine. 

Vagina
O órgão sexual feminino também é povoado de microorganismos, especialmente bactérias e fungos. Quando essa flora está em equilíbrio, a genitália fica mais protegida contra possíveis invasores. Ali existem bacilos, um tipo de bactéria, que tornam a região mais ácida, dificultando infecções, explica o ginecologista Rogério Bonassi, da Associação Brasileira do Climatério. O bem-estar de todo o corpo, não é difícil de imaginar, interfere diretamente no balanço entre espécies do bem e potencialmente nocivas. Quando as defesas do organismo baixam a guarda, os ventos sopram a favor de micróbios nefastos, que não demorarão a instalar uma confusão por lá. 

Uma gripe ou o uso de antibióticos por tempo prolongado podem atrapalhar esse equilíbrio, diz Bonassi. Além disso, fungos que até então até contribuíam com a saúde vaginal podem se multiplicar e desencadear um problemão é o caso da candidíase. A boa higiene diária local e a procura de um especialista se houver algum sintoma são as medidas mais eficazes de evitar a propagação desses bichinhos maldosos,

Pele
É claro que você jamais conseguiria enxergá-los, mas microorganismos vivem espalhados ao longo de toda a sua epiderme. Os cientistas estão começando a entender agora a função das bactérias que convivem em meio às células da pele. Em 2007, uma equipe da Universidade de Nova York identificou na epiderme de um braço humano aproximadamente 200 espécies de micróbios alguns deles até então desconhecidos. O objetivo agora é descobrir de que maneira eles seriam úteis ou não ao hospedeiro. Uma das hipóteses já levantadas por pesquisadores é que alguns desses microorganismos incentivariam o constante processo de renovação celular e fortaleceriam a barreira da pele contra bactérias malignas, fungos e vírus. O que ainda não se sabe muito bem é de que maneira poderíamos ajudar a preservar os parceiros para que eles continuem trabalhando por uma pele mais saudável.

tags: bacterias patogenicas, bactéria, as bacterias, bacterias heterotroficas, bacteria estafilococos, bacteria h pylori, bacteria escherichia coli, bacterias multiresistentes, bacterias anaerobicas, bacterias resistentes, bacterias intestinais, super bacterias, bacterias quimiossintetizantes, bacteria do estomago, bacterias na urina, bacterias aerobicas, bacterias autotroficas, importancia das bacterias, caracteristicas das bacterias, morfologia das bacterias, estrutura das bacterias, formas das bacterias, reino das bacterias, classificacao das bacterias, beneficios das bacterias, forma das bacterias, reproducao das bacterias, estruturas das bactérias, nutricao das bacterias, metabolismo das bacterias, nomes das bacterias, nome das bacterias, maleficios das bacterias, respiracao das bacterias, caracteristica das bacterias, habitat das bacterias, parede celular das bactérias, virus e bacterias, bacterias e virus, virus e bacteria, bacteria e virus, virus e bacterias doenças, bacteria kpc, bacterias kpc, kpc bacteria, bacteria kpc sintomas, bacteria kpc tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário