sábado, 24 de agosto de 2013

ANEURISMA CEREBRAL | Sintomas e tratamento

O aneurisma cerebral é uma saliência em forma de balão que surge em uma ou mais artérias cerebrais por conta de um enfraquecimento da parede do vaso. O aneurisma tem uma parede muito mais fraca que a artéria saudável e, por isso, apresenta grande risco de rotura, podendo causar hemorragias cerebrais graves.
Neste texto vamos abordar as seguintes questões sobre o aneurisma cerebral:
  • O que é um aneurisma cerebral?
  • Quão comum é um aneurisma cerebral?
  • Quais são os fatores de risco para o aneurisma cerebral?
  • Quais são os sintomas do aneurisma cerebral?
  • Qual é o risco de rotura de um aneurisma cerebral?
  • Qual é o tratamento do aneurisma cerebral?
Para informações sobre os aneurismas da aorta abdominal, leia: ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL.

O que é um aneurisma cerebral?

Aneurisma cerebral sacular
Aneurisma cerebral sacular
As artérias do nosso corpo são vasos sanguíneos com uma parede muscular bem resistente, capazes de suportar a pressão com que sangue passa por dentro elas. Se por algum motivo um ponto da artéria se tornar mais fraco, ela deixará de ser capaz de suportar a pressão sanguínea, cedendo lentamente, formando uma área dilatada, como se fosse um saco ou um balão. Daí o nome aneurisma sacular.
Prevalência do aneurisma cerebral
Estima-se que até 5% da população tenha pelo menos um aneurisma cerebral. 20% destes possuem dois ou mais aneurismas ao mesmo tempo. Os aneurismas são mais comuns nas mulheres e em pessoas acima dos 50 anos. A taxa de hemorragia intracraniana por rotura de um aneurisma cerebral, porém, é de apenas 10 para cada 100.000 pessoas. Portanto, pode-se concluir que, apesar do aneurisma cerebral não ser uma situação rara, a maioria deles não se rompe. Na verdade, a maioria dos aneurismas não causa sintomas e o paciente nem sequer desconfia que o tem.
O problema é que a rotura de uma aneurisma, apesar de incomum, é um evento dramático. 15% dos pacientes falecem antes de conseguirem chegar ao hospital e 50% morrem mesmo após serem socorridos. E mesmo quando o paciente sobrevive a uma hemorragia cerebral, 50% ficam com sequelas neurológicas.

Fatores de risco para aneurisma cerebral

Os aneurismas surgem por uma fraqueza na parede das artérias. O paciente não costuma nascer com um aneurisma, ele o desenvolve ao longo da vida. Geralmente são precisos mais de um fator agindo concomitantemente para que um aneurisma seja formado. Entre os fatores de risco mais comuns estão:
Algumas doenças genéticas estão associadas a um maior risco de formação de aneurismas cerebrais. Os pacientes que possuem qualquer uma das doenças abaixo apresentam uma chance bem maior de terem aneurismas do que a população geral:
- Rins policísticos (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
- Displasia fibromuscular.
- Síndrome de Osler-Weber-Rendu.
- Coarctação da aorta.
- Síndrome de Moyamoya.
- Síndrome de Marfan.
- Síndrome de Ehlers-Danlos.
- Pseudoxantoma elástico.
- Deficiência de Alfa1-antitripsina.
- Lúpus eritematoso sistêmico (leia: SINTOMAS DO LÚPUS).
- Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME).
- Neurofibromatose tipo 1.- Esclerose tuberosa.
Algumas das doenças acima são raras, outras são relativamente comuns. Devemos dar atenção especial à doença policística renal, que é uma desordem comum, que acomete 1 a cada 400 pessoas e aumenta o risco de aneurismas cerebrais em até 7 vezes.

Sintomas do aneurisma cerebral

A maioria dos aneurismas cerebrais são pequenos e não provoca nenhum sinal ou sintoma. Muitos são descobertos acidentalmente durante exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnéticas do crânio, solicitados por outro motivo qualquer.
Apesar de ser habitualmente assintomático, dependendo da localização e do tamanho, o aneurisma pode comprimir algumas áreas cerebrais importantes, provocando sintomas. Os mais comuns são dores de cabeça, visão borrada, alterações da pupila, formigamento, dormência ou paralisia em um lado da face.
Porém, a situação mais comum é o aneurisma permanecer silencioso, causando sintomas apenas no momento em que ocorre a ruptura.
A rotura de um aneurisma cerebral provoca um AVE hemorrágico, que é uma emergência médica gravíssima, com elevada mortalidade (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL). Quando um aneurisma se rompe ele geralmente provoca a chamada hemorragia subaracnoide, que é causada pelo sangramento para o espaço subaracnoide, local das meninges onde circula o liquor. Este tipo de hemorragia é tipica de aneurismas rotos.
Quando o sangue escapa para o espaço subaracnoide, o paciente apresenta sintomas súbitos. Ajuda médica deve ser procurada imediatamente se o paciente apresentar subitamente um ou mais dos sintomas abaixo:
- A pior dor de cabeça da sua vida (leia: DOR DE CABEÇA | Enxaqueca e sinais de gravidade).
- Perda da consciência.
- Crise convulsiva (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA).
- Rigidez da nuca.
- Vômitos em jato.
- Visão turva ou dupla.
- Dor súbita acima ou atrás do olho, com dificuldade para enxergar.
- Dificuldade para caminhar ou forte tontura repentina.
- Fraqueza e dormência em um lado do corpo.

Risco de rotura de um aneurisma

O risco de um aneurisma cerebral se romper está diretamente relacionado com o seu tamanho e à velocidade de crescimento. Aneurismas de baixo risco são aqueles com menos de 5 a 7 milímetros (0,5 a 0,7 centímetros) de diâmetro e sem crescimento ao longo de vários meses. Quanto maior é o aneurisma, mais fraca é sua parede e maior é a chance deste continuar crescendo até se romper.
Além do tamanho e da velocidade de crescimento, outro fator importante no risco de rotura é a localização do aneurisma dentro do cérebro. Aneurismas da circulação posterior, envolvendo as artérias do sistema vértebro-basilar ou comunicantes posteriores, apresentaram as maiores taxas de ruptura.
Estudos mostram que aneurismas maiores que 2,5 cm, localizados nas artérias posteriores do cérebro, apresentam um risco de sangramento acima de 50% em um período de 5 anos.
Os dois exames mais usados para se diagnosticar e acompanhar um aneurisma cerebral são a angiorressonância magnética nuclear e a angiotomografia computadorizada do crânio

Tratamento do aneurisma cerebral

A decisão de se tratar um aneurisma cerebral não roto depende do risco de rotura que o mesmo apresenta a curto/médio prazo. Aneurismas pequenos em locais com baixo índice de sangramento podem ser apenas observados.
Estes aneurismas de baixo risco podem ser monitorados anualmente com exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada por três anos seguidos. Se o aneurisma se mantiver estável, pode-se espaçar o exames para a cada 2 ou 5 anos. Se for possível detectar que o aneurisma surgiu recentemente (como no caso do paciente ter uma tomografia recente sem evidências de aneurismas), os primeiros exames devem ser feitos com intervalos de 6 meses, pois aneurismas novos são aqueles com maior risco de crescimento.
Os pacientes em tratamento conservador devem ser instruídos a evitar o tabagismo, consumo excessivo de álcool, medicamentos estimulantes, drogas ilícitas e esforço físico excessivo.
No caso de aneurismas grandes, com elevado risco de rompimento, ou nos aneurismas que já se romperam, o tratamento é cirúrgico, visando a  interrupção do fluxo sanguíneo para o local do aneurisma, preservando a passagem do sangue pela artéria. No caso de um aneurisma roto, a cirurgia é obviamente urgente.
A embolização do aneurisma é um método menos invasivo que a cirurgia e tem ganhado popularidade nos últimos anos. O processo é semelhante a um cateterismo. O cirurgião insere um cateter em uma artéria, geralmente na virilha, que é empurrado através de seu corpo até o aneurisma. Ao chegar no aneurisma, um fio de platina maleável é implantado dentro do mesmo, interrompendo o fluxo sanguíneo e provocando uma trombose do aneurisma.

tags: aneurisma cerebral sintomas, aneurisma cerebral sequelas, aneurisma cerebral cirurgia, o que e aneurisma cerebral, aneurisma cerebral fotos, sintomas aneurisma cerebral, embolização aneurisma cerebral, aneurisma cerebral tem cura, aneurisma cerebral tratamento, cid aneurisma cerebral, o que aneurisma cerebral, aneurisma cerebral pdf, cirurgia aneurisma cerebral, sintomas do aneurisma cerebral, aneurisma cerebral o que é, aneurisma cerebral sinais e sintomas, o que causa aneurisma cerebral, aneurisma cerebral causas, aneurisma cerebral roto, aneurisma sacular cerebral, sintomas de aneurisma cerebral, cirurgia de aneurisma cerebral, aneurisma de aorta, aneurisma de aorta abdominal, cirurgia de aneurisma, clipagem de aneurisma, clipagem de aneurisma cerebral, embolização de aneurisma, fotos de aneurisma cerebral, tipos de aneurisma, sequelas de aneurisma cerebral, tratamento de aneurisma cerebral, imagens de aneurisma cerebral, sintoma de aneurisma cerebral, quais os sintomas de aneurisma cerebral, tipos de aneurisma cerebral, aneurisma cerebral cuidados de enfermagem, quais os sintomas de um aneurisma cerebral, sintomas de aneurisma na cabeça, sintomas de um aneurisma, aneurisma, isquemia cerebral, tumor cerebral, aneurisma abdominal, trombose cerebral, aneurismo cerebral, hemorragia cerebral, neurisma, embolia cerebral, neurismo cerebral, cirurgia aneurisma, avc cerebral, derrame cerebral, derrame cerebral sintomas, sintomas derrame cerebral, derrame cerebral causas, causas de derrame cerebral, derrame cerebral wikipedia, aneurisma cerebral, embolizacao, do de cabeça, quais os sintomas d, cirurgias cerebrais, dorde cabeça, dores d cabeça, doença do cérebro

Um comentário:

  1. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderExcluir