quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Colágeno: entenda o que é e esclareça suas dúvidas


Saiba quais são as responsabilidades dessa proteína produzida pelo nosso organismo

Para entender o que é o colágeno, apalpe as suas orelhas ou a pontinha do nariz e note o quão maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes eles são. "A função dessa proteína de origem animal é dar firmeza à pele, às cartilagens e, em geral, às estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, mas, sim, de um suporte", esclarece o médico da Associação Brasileira de Nutrologia, Carlos Alberto Nogueira de Almeida.

O nutrólogo explica que a ingestão de determinadas fontes para a produção de colágeno, caso das carnes vermelhas e brancas, são válidas até certo ponto. Segundo ele, o processo pode ser comparado ao de uma fábrica: cada pedacinho dessa matéria-prima ingerida à mesa é degradado no processo digestivo para então formar os aminoácidos, uma fração mais sintetizada da proteína. "Nessa indústria, eles seriam os tijolinhos que formam a estrutura da qual precisamos naquele momento", explica a nutricionista do Hospital São Camilo, Marisa Resende Coutinho.

Para esclarecer, as carnes consumidas estimulam a produção de colágeno, mas não cumprem necessariamente o papel de formá-lo. Se o corpo não precisa dessa proteína, os aminoácidos se encarregam de resolver outro problema com o que foi absorvido. "O leigo acha que tudo o que comemos fica daquele jeito depois de ingerido. Leite, ovos e até suplementos de colágeno são recebidos da mesma forma. O fígado recombina isso para o que precisar", completa Nogueira de Almeida.

A rigor, a carência de colágeno pode ocorrer em doenças muito graves. Apesar disso, fatores comuns, como a ausência de carnes no prato, podem ser limitantes na produção dessa proteína. "É o caso de vegetarianos que não fazem boas combinações, como macarrão e lentilha, arroz e feijão", alerta Nogueira de Almeida.

Vale lembrar que, a partir dos 30 anos de idade, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno. "Ele vai sendo substituído por outro tecido, menos elástico e mais fibroso. Daí, percebemos a flacidez, as rugas, a perda dos cabelos e as unhas fracas", detalha Marisa. Ainda segundo a nutricionista, os radicais livres que o organismo luta para combater durante os períodos de estresse também prejudicam o funcionamento desta indústria.

As articulações também podem sofrer as consequências da falta de colágeno, como aponta Nadia Brito, nutricionista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. "A cartilagem articular, presente entre as nossas articulações, também pode apresentar problemas em seu funcionamento", indica.

No caso dos suplementos, o ideal é que a versão em pó seja utilizada, já que as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada por dia, isto é, 10 gramas. "A indicação deve ser feita por um profissional habilitado, de acordo com a necessidade da pessoa assistida", orienta Nadia. Quanto à famosa referência à gelatina, Nogueira de Almeida revela: "ela possui cerca de 1% de proteína, que, no caso, é o colágeno. Essa quantidade é muito baixa e está longe de ser a melhor opção".

Confira quais são os alimentos e também os suplementos de colágeno que podem ajudar:

Carne Vermelha, Frango, Peixes, Quijo cottage, Queijo minas, Ovos, 
Suplementos - Colagentek, Bioslim Colágeno, Colagenan, Herbage nocorpo


tags: Colágeno para as articulações, onde encontrar colageno, colageno sanavita, onde comprar colageno, alimentos que contem colageno, colageno emagrece, alimentos ricos em colageno, colageno comprar, comprar colageno, colágeno pó, qual o melhor colageno, sanavita colageno, colageno com vitamina c, colageno para o rosto, colageno engorda, colageno em comprimido, tudo sobre colageno, colageno e vitamina c, gelatina colageno, colagéno, o que colageno, colageno para que serve, para que serve colageno, para que serve o colageno, pra que serve o colageno, pra que serve colageno, colageno serve para que, colagéno hidrolisado, colágeno hidrolisado benefícios, beneficios do colageno hidrolisado, colageno hidrolisado para que serve, o que é colágeno hidrolisado, colageno hidrolisado engorda, colágeno hidrolisado em pó, colageno hidrolisado emagrece, colageno hidrolisado onde comprar, colageno hidrolisado em capsulas, comprar colageno hidrolisado, onde comprar colageno hidrolisado, sanavita colageno hidrolisado, colágeno hidrolisado funciona, colágeno hidrolisado comprar, hidrolisado de colágeno, como tomar colágeno hidrolisado, onde encontrar colageno hidrolisado, colágeno hidrolisado saturado, colágeno hidrolisado como tomar, benefícios do colágeno, beneficios do colageno em po, efeitos do colageno, beneficio do colageno, qual o beneficio do colageno, propriedades do colageno, beneficios do colageno para os cabelos, preço do colágeno em pó, colágeno articulação, colagino, colagen, colagen plus dna, collageno, decolag, fibras de colagénio, colageno onde comprar, colageno neo nutri, colageno stem, tomar colageno faz bem, colageno natural, colageno é bom pra que, colageno é bom, colageno marinho, colageno efeitos colaterais, bala colageno, colageno e gelatina, colageno plus, como repor colageno, colageno 1000mg, tomar colágeno, colageno dna, colageno para estrias, alimentos rico em colageno, o colágeno, thermo colageno mais



Ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário