quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diabetes – Que doença é essa?


Teste de glicemia | Foto: Antonio Cruz/ABr
Aumento de apetite, vontade de urinar o tempo inteiro e algumas alterações visuais? Isso não é bom sinal, pois pode ser diabetes. Doença silenciosa que na maioria das vezes aparece sem mostrar muitos sintomas.
O pâncreas é o órgão produtor de insulina, que é o hormônio responsável pela utilização da glicose pelas células. Quando o órgão não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente ou quando a insulina produzida não está agindo normalmente, os níveis de glicose no sangue aumentam e isso causa o Diabetes.
Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Pacientes com esse tipo de diabetes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é pouca.
No diabetes tipo 2 o organismo produz insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.
Existe também o diabetes gestacional, onde as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.
O professor de Biologia, Belarmino Roque, nunca teve nenhum sintoma, mas descobriu que era diabético aos 36 anos, ao fazer exames pré-operatórios. Ele afirma que antigamente mantinha um estilo de vida desregrado, com muito consumo de refrigerantes e doce, mas hoje se cuida mais. “Faço caminhada diariamente e também mudei todos meus hábitos alimentares”, comenta.
Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios regularmente e com orientação médica. Hidroginástica, caminhada, corrida e natação também ajudam a aliviar situações de estresse.
Tratamento do Diabetes no SUS
O ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, desenvolve ações com o intuito de prevenir, controlar e tratar doenças não transmissíveis, como o diabetes. Através do Sistema Único de Saúde (SUS), com o programa Saúde Não Tem Preço, são oferecidos medicações para tratamento e controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial.
Fatores de risco do Diabetes:Obesidade e sedentarismo;
Hipertensão Arterial;
Hereditariedade, antecedentes familiares;
Colesterol e Trglicérides Altos;
Problemas emocionais, estresse;
Doença cardiovascular ou cerebrovascular;
O que deve ser feito para prevenir o DiabetesControle dos níveis de colesterol e da pressão arterial;
Aumentar a ingestão de fibras;
Diminuir a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas ;
Prática de atividades físicas regulares;
Diminuição do uso do tabaco e bebidas alcoólicas;
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário