quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Candidíase - Você sabe como tratar este mal?



A Candidíase é muito comum entre as mulheres. Saiba como se prevenir e tratar a doença

A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Cândida Albicans e é um grande mal entre as mulheres. "Pelo menos uma vez na vida 75% a 80% das mulheres terá a candidíase", afirma Poliani Prizmic, ginecologista e obstetra do hospital e maternidade São Luiz.

A candidíase não é considerada uma DST, já que, no nosso corpo existe o fungo adormecido. Nas mulheres dentro da flora vaginal e intestinal, e nos homens em forma de esporos no pênis. Porém, dentre as formas de proliferação, uma delas é o ato sexual, em que o homem ou a mulher, podem vir a contaminar o parceiro. Por isso, as mulheres com vida sexual ativa são mais propensas à doença, "mesmo que a relação seja praticada com camisinha, o pênis faz um microtrauma na parede da vagina, assim a mulher fica mais predisposta à doença", explica a ginecologista.

Mas, a doença conta com outras propensões. "A candidíase pode estar associada à baixa imunidade, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticoides, e até mesmo à alimentação", explica Poliniani. Além desses fatores, há o famoso biquíni molhado. "No verão a candidíase é mais comum, pois a temperatura está mais alta e utiliza-se mais biquíni/maiô do tipo Lycra", diz Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein.

No entanto, na maioria das vezes, explicam os ginecologistas, a crise desse fenômeno está, geralmente, ligada aos casos de baixa imunidade, além de uma dieta rica em farinha branca e açúcar, que acabam por modificar o pH da vagina, o deixando mais ácido e ideal para a proliferação da Cândida Albicans.

Sintomas e tratamentos
A doença é uma das queixas mais frequentes dentro dos consultórios ginecológicos, e conta com sintomas que incomodam. Nas mulheres a candidíase aparece com coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento, dores para urinar e também nas relações sexuais. Nos homens, os sintomas mudam um pouco, "aparecem manchinhas vermelhas, pode ocorrer inchaço, aparecer pontos vermelhos e coceira, assim como nas mulheres", afirma a ginecologista e obstetra do hospital e maternidade São Luiz Poliani Prizmic. Segundo a ginecologista, o melhor diagnóstico é o clínico, dentro do consultório.

Para o tratamento, é feito o uso de remédio antifúngico oral e creme vaginal, por mais ou menos uma semana. Além de, "evitar tecidos que aumentem a temperatura local como do tipo Lycra e roupas apertadas, e até mesmo dormir sem calcinha pode ajudar a melhor ventilação local", afirma o ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein Eduardo Zlotnik.

Para complementar, segundo Poliani a alimentação correta e nutritiva é muito importante para que a cura seja alcançada e se evite a reincidência da doença. Pois, sistema imunológico forte não abre espaço para a candidíase.

Alternativa
Em entrevista à revista BOA FORMA o ginecologista José Bento, dos hospitais Albert Einstein e São Luiz, afirmou que antes de as pessoas começarem o tratamento por remédios, seria interessante investir primeiro em mudanças nos hábitos alimentares.

O ginecologista afirma que restringir os doces e carboidratos da dieta do dia a dia pode atuar diretamente na candidíase. "O açúcar altera o pH da vagina de modo a favorecer a proliferação dos fungos", afirma José Bento. Outra mudança alimentar proposta pelo médico é a introdução na cardápio de alimentos com ação antifúngica. São eles: o alho, o alecrim, a cebola e o orégano.

Conheça alguns vilões da candidíase:

Tomates

Os tomates considerados ácidos acabam por alterar o PH vaginal

Açúcar

O açúcar modifica o PH da vagina proliferando o aparecimento de fungos

Pães

Pães são carboidratos, que também fazem parte da família dos açúcares, aumentando a chance de proliferação do fungo

Leite e Queijo

Fermentados pelos fungos podem fazer com que o corpo fique propenso a proliferação da Cândida Albicans

Uva Passa

Quase sempre contam com fungos em sua composição

Álcool

Sua composição é feita pela fermentação de açúcares

tags: remedio para candidiase, remedios para candidiase, candidiase remedio, remedio candidíase, candidiase remédios, remedios candidiase, remedio contra candidiase, remédios para candida, remedio pra candidiase, melhor remedio para candidiase, que remedio tomar para candidiase, remédio para candidíase feminina, remedio candida, remedio p candidiase, remédio natural para candidiase, candidiase tratamento remedio, remedio candidiase homem, nome do remedio para candidiase, remedio para candida feminina, remedios contra candidiase, fluconazol candidiase, fluconazol para candidiase, candidiase tratamento fluconazol, tratamento candidiase fluconazol, fluconazol, candidiase fluconazol, fluconazol candidiase oral, candidiase como tratar, como tratar candidiase, como tratar a candidiase, tratar candidiase, doença candida como tratar, medicamentos para candidiase, medicamento para candidiase, qual o medicamento para candidiase, medicamentos para candidiase feminina, medicamentos para candida, doença causada por fungos, doenças causadas pelos fungos, doenças causada por fungos, fungo candidiase, candidíase fungo, candida fungos, fungo da candidiase, fungo cândida, doenças dos fungos, doença fungos, doença de fungos, fungos candidíase, fungo candida tratamento, candidiase fungos, tratamento fungos, doenças de fungos, candida fungo tratamento, infecçao por fungos

Nenhum comentário:

Postar um comentário