quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O câncer vem ao lado

Tabagismo e poluição, os dois principais gatilhos da DPOC, também estão por trás dos tumores pulmonares, cujos números fazem uma escalada cruel no país. Confira:
›› Na última década, a prevalência desse tipo de tumor aumentou por volta de 40% no Brasil, segundo o pneumologista Riad Younes, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Embora o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, registre 27 mil novos casos por ano, ele estima que esse número seja bem maior, próximo dos 70 mil.
›› Ainda de acordo com o Inca, 90% dos casos estão associados ao consumo de cigarro, mas há outros fatores de risco. Um deles é a própria DPOC, além de herança genética e má alimentação.
AMEAÇA GLOBAL
De acordo com dados do Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar, que mede a prevalência da DPOC no continente, cerca de 18% dos homens e 14% das mulheres com mais de 40 anos têm a doença no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde contabiliza 210 milhões de portadores do mal ao redor do planeta. Estima-se que só quatro em cada dez portadores da doença conheçam o mau estado dos seus pulmões.
ASMA É ASMA E DPOC é DPOC.
As duas doenças costumam confundir muita gente inclusive, cá entre nós, profissionais de saúde. Entenda as principais diferenças entre elas:

›› A asma costuma se manifestar em pacientes jovens, enquanto a DPOC é mais comum em pessoas que já ultrapassaram os 40 anos.

›› Não há uma conexão direta entre o tabagismo e a asma. Já a DPOC está fortemente ligada ao cigarro.

›› Os sintomas da DPOC tendem a piorar progressivamente. Ou seja, a situação dos pulmões fi ca cada vez mais crítica. A asma se manifesta em crises esporádicas, que tendem a ter a mesma gravidade ao longo da vida.


tags: pulmão, cancêr de pulmão, câncer pulmão, sintomas cancer pulmao, câncer pulmão sintomas, sintomas de câncer de pulmão, tratamento do cancer, doença cancer, cancer pulmão cura, cura cancer pulmao, quais os sintomas de cancer no pulmão, quais são os sintomas de cancer no pulmão, sintoma de cancer no pulmão, câncer tem cura, cancer pulmao metastase, causas do câncer, tratamentos para o cancer, câncer de pulmão sintomas, estadiamento cancer pulmao, tratamento para cancer de pulmão, cancer pulmão sobrevida, câncer do pulmão, doenças do pulmão, anatomia do pulmao, cancro do pulmão, tomografia do pulmao, medico do pulmao, funcao do pulmao, fotos do pulmao, pleura do pulmão, pulmao do mundo, fisiologia do pulmao, cirurgia do pulmão, doenca do pulmao, clinica do pulmao, funções do pulmão, foto do pulmão, pulmão do fumante, fotos do pulmão humano, partes do pulmao, imagem do pulmao, doenças pulmonares, doença pulmonar, doenças pulmonar, doenças pulmonares sintomas, principais doenças pulmonares, sintomas de doença pulmonar, sintomas doenças pulmonares, tumor no pulmão, tumor no pulmão sintomas, tumores no pulmão, tumor no pulmão tem cura, sintomas de tumor no pulmão, cancer nos pulmões, doenças nos pulmoes, doença nos pulmoes, sintomas de cancer nos pulmões, tumor nos pulmões, cancro nos pulmões, cancro nos pulmões sintomas, sintomas de cancro nos pulmões, pulmão, o sistema respiratório, oque é respiraçao, tratamento de tumor

Nenhum comentário:

Postar um comentário